quarta-feira, 5 de março de 2008

INTERNACIONAL / Quênia

*********************************
5/3/2008

Governo do Quênia é acusado de patrocinar violência

BBC BRASIL

Cerca de 1.500 pessoas morreram na onda de violência
O governo do Quênia teria apoiado a violência durante a recente crise após as eleições, segundo informações obtidas pela BBC.

Fontes anônimas alegam que foram realizadas reuniões na residência oficial do presidente entre altos representantes do governo e membros da milícia proibida Mungiki.

O objetivo era contratar a milícia como uma força de defesa no Vale do Rift para proteger a comunidade Kikuyu, à qual pertence o presidente.

O governo se recusou a responder as alegações, que deverão ser investigadas por uma nova comissão parlamentar criada para examinar a recente onda de violência.

Teme-se cada vez mais que a violência que levou à morte de 1.500 pessoas e obrigou centenas de milhares a deixar suas casas no Quênia tenha sido organizada pelos dois lados da disputa política.

Parlamento

As alegações surgiram às vésperas da abertura do parlamento, na quinta-feira, para preparar o caminho para um novo governo de coalizão.

Apesar de o parlamento estar concentrado em resolver as divisões étnicas e criar um governo de coalizão, as alegações do envolvimento do Estado com a proibida milícia Kikuyu - conhecida como Mungiki - não serão ignoradas.

Segundo fontes disseram à BBC, as reuniões entre o governo e a milícia ocorreram antes e logo depois das eleições.

Uma delas ocorreu antes de um dos confrontos mais aterrorizantes, na cidade de Nakuru, onde as casas de não-Kikuyus foram atacadas por jovens armados com facões.

Fontes da milícia afirmam que um braço renegado do grupo esteve envolvido na violência, mas não a milícia em si.

Fontes policiais disseram à BBC que nas horas antes dos choques eles receberam ordens para deixar passar pelos postos policiais mini-ônibus alugados transportando homens armados, sem serem revistados.

Nenhum comentário: