quarta-feira, 5 de março de 2008

RESUMO / Oriente Médio conflituoso

Resumo Histórico

Oriente Médio



Folha Online - 15/3/2007


O Estado de Israel, que abriga mais de 6 milhões de pessoas, é um dos países mais desenvolvidos do Oriente Médio, a começar por sua economia: o país é líder de exportação de diamantes, equipamentos de alta tecnologia, e alimentos, como frutas e vegetais. Além de todo esse desenvolvimento, a economia israelense conta com a ajuda dos Estados Unidos, que provê vários empréstimos ao país.


A economia desenvolvida, porém, não alivia o peso de um dos países mais controversos do mundo. Enquanto Israel depende da importação de petróleo, os países vizinhos são ricos neste recurso, o que financia --e gera-- muitos dos conflitos locais. A Opep (Organização dos países exportadores de petróleo) inclui entre seus membros seis nações da região: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuait, Emirados Árabes Unidos e Qatar, de acordo com seu site.


Desde de sua criação, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Israel e todo o Oriente Médio vêm sendo sacudidos por guerras e confrontos entre judeus e árabes, que não concordam com a divisão territorial das antigas terras palestinas.


A Autoridade Nacional Palestina (ANP) surgiu como resultado dos Acordos de Oslo, assinados em setembro de 1993 entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina.Nos termos estabelecidos no acordo, a ANP deveria existir até maio de 1999.


No final deste período, o estatuto final dos territórios da faixa de Gaza e da Cisjordânia, ocupados por Israel após a vitória na Guerra dos Seis Dias, de 1967, já deveria estar resolvido. Em janeiro de 1996, foram realizadas as primeiras eleições para a presidência da ANP e para o Conselho Legislativo da Palestina. Yasser Arafat foi eleito presidente com 87,1% dos votos, ocupando o cargo até à sua morte em Dezembro de 2004.


O seu partido, a Fatah, ganhou 55 dos 88 lugares do Conselho.O cargo de primeiro-ministro da ANP foi criado em 2003 pelo Conselho Legislativo da Palestina --por sugestão dos Estados Unidos--, tendo sido Mahmoud Abbas [eleito presidente da ANP em janeiro de 2005] o primeiro a ocupar o cargo.


Em janeiro de 2006, o Hamas --grupo considerado terrorista por Israel, pelos EUA e pela UE--, venceu as eleições parlamentares e formou governo com Ismail Haniyeh como primeiro-ministro. A vitória do Hamas acirrou as tensões, já que o grupo não aceita a existência de Israel, e prega a destruição do Estado em sua carta de fundação, de 1988.


Outros conflitosMas Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) não estão sozinhos ao protagonizar disputas na região. Marcados por diferenças religiosas, culturais e políticas, os Estados árabes e persa (Irã) que integram a região vivem inúmeros conflitos alimentados pela jogo de influências da comunidade internacional.


A última guerra no Líbano (entre julho e agosto de 2006), o conflito no Iraque, o aumento da tensão entre o Irã e os Estados Unidos, a luta no Afeganistão entre as forças internacionais e o grupo radical islâmico Taleban [grupo extremista islâmico deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001, que controlava mais de 90% do Afeganistão] são exemplos.


Geograficamente, o Oriente Médio se situa ao redor das costas sul e leste do mar Mediterrâneo. Em várias definições, a região se estende desde o Marrocos até a península Arábica e o Irã, mas não há um significado oficial para o termo.


De forma geral, Oriente Médio assumiu seu sentido atual quando este nome foi dado ao Exército britânico que comandava no Egito durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). À época, a região conhecida como Oriente Médio englobava Turquia, Chipre, Síria, Líbano, Iraque, Irã, territórios palestinos (onde hoje se encontra o Estado de Israel), Jordânia, Egito, Sudão, Líbia e os vários Estados árabes (Arábia Saudita, Kuait, Iêmen, Omã, Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos).Informalmente, vários outros países são hoje incluídos no termo. Os três países do norte da África --Tunísia, Algéria e Marrocos--, sendo próximos aos Estados Árabes com relação à política externa e religião, podem ser incluídos na definição. Além disso, fatores geográficos e culturais costumam associar também o Afeganistão e o Paquistão ao Oriente Médio.

Veja o mapa abaixo:

12 comentários:

Leticia Lopes '-' disse...

queria um resumo explicando os conflitos no oriente medio

Anônimo disse...

brasilheiras e brasilheiros é bem parecidos com pessoas do oriente medio sou a favor de imigrações de pessoas do oriente medio no brasil acho que assim diminuira os conflitos no oriente medio

Anônimo disse...

brasilheiras e brasilheirs é bem parecidos com o povo do oriente medio assim sou a favor de imigrações de pessoas de todo oriente medio assim como existem muitas pessoas no ocidente que tambem é parecidos com a população do oriente medio

Anônimo disse...

enquantos vcs ai no oriente medio ficam brigando muita gente parecidos com vcs no ocidente precisa de suas ajuda

Anônimo disse...

enquanto vcs ai no oriente medio ficam brigando muita gente parecidos com vcs no ocidente precisa de suas ajuda e vcs sera sempre bem vindo aqui no ocidente afinal somos bastante parecidos

Anônimo disse...

vcs fica ai brigando enquanto muitas pessoas do ocidente parecidas com vcs do oriente medio precisa da ajuda de vcs

Anônimo disse...

vcs ai do oriente medio parem de fica brigando e vem ajuda as pessoas que precisa de vcs aqui no ocidente

Anônimo disse...

existem muitas pessoas aqui no ocidente parecido com vcs ai do oriente medio parem de ficar brigando ai e vem ajuda a gente aqui no ocidente

Anônimo disse...

precisamos de vcs ai do oriente medio aqui no ocidente parem de fica brigando ai e vem ajuda a gente aqui no ocidente

Marina Map disse...

Quem não conhece nossa história tende a repeti-la( isso foi uma direta ao comentário anônimo).
Alías otimo blog de atualidades. Simples e bem objetivo.

Annykelly disse...

é o oriente médio passa por vários conflitos! ta na hora disso acabar, alguém tem que tomar uma desição.

Annykelly disse...

é o oriente médio passa por vários conflitos! ta na hora disso acabar, tem que haver uma solução.