sexta-feira, 2 de maio de 2008

Tecnologia/ internet

Artista do interior do Tocantins assume posto de Jeremias no YouTube

THIAGO FARIA
da Folha Online

Lembra do Jeremias ("Muito Louco") do YouTube? Então esqueça. Seu posto agora é ocupado por um artista de rua de Palmeirópolis, no interior do Tocantins. Maiconay é a nova revelação do site de vídeos do Google que se tornou celeiro de celebridades instantâneas.

Em seu "hit", ele aparece entoando canções de dance music. O vídeo ganhou diferentes versões e está fazendo com que sua figura ocupe a lacuna deixada por Jeremias, que hoje processa por danos morais nove empresas de comunicação, duas pessoas físicas e uma loja de camisetas.

Maiconay canta versões de músicas como "The Rhythm of The Night", do projeto Corona, e "Tough Girl", de Martine, incluindo em sua performance danças e efeitos sonoros feitos com a própria boca.

Maiconay ganhou fama no YouTube cantando versões "embromation" de hits
O artista (que no site também é chamado de Maicow nay, Maicow nite e outras variações) ganhou versões legendadas de seus vídeos, sobreposta a clipes e até "coreografia" feita pelos usuários do site.

Denise Ferreira, uma das "descobridoras" da nova celebridade de Palmeirópolis, conta que Maiconay já faz parte do folclore da cidade há algum tempo. "Canta há alguns anos no aniversário da cidade e tudo", diz. No YouTube também é possível encontrar vídeos com os shows.

"Ele chega carregando uma sacola de supermercado meio amassada e pergunta "quer comprar um CD que eu gravei"?", diz Ferreira, que mudou para a cidade há pouco tempo e resolveu contribuir para difundir o ícone do cenário pop palmeiropolense.

Em um outro vídeo, em que um usuário do site faz uma entrevista com o cantor, Maiconay afirma que apreendeu a cantar vendo TV e que já vendeu mais de 500 CDs.

O artista também ganhou fama em inúmeros blogs pela rede, que remetem aos vídeos postados no YouTube. O vídeo original, publicado em novembro do ano passado, foi visto mais de 160 mil vezes no site. O clipe ("Maicow Nite vs Corona"), por sua vez, já tem mais de 43 mil visualizações.

Nenhum comentário: