domingo, 11 de maio de 2008

TECNOLOGIA/ Internet

Microcelebridades mudam conceito de fama na internet

DANIELA ARRAIS
da Folha de S.Paulo

Escolha uma foto de um gatinho fofo fazendo alguma coisa engraçada, coloque uma legenda escrita em um inglês, no mínimo, esquisito e envie para o I Can Has Cheezburguer? (icanhascheezburger.com). Você acaba de entrar no mundo dos LOLcats, um meme da internet --espécie de vírus da cultura pop-- que atrai, diariamente, 2 milhões de visitas.

O I Can Has Cheezburguer? foi uma das estrelas da ROLFCon, conferência do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que ocorreu no fim de abril, em Boston (EUA).

O evento reuniu usuários de internet que se tornaram famosos em um pequeno nicho, o dos usuários geeks superativos. Conhecidos como microcelebridades, esses usuários ganham fama ao publicar um vídeo engraçado, uma foto inusitada ou ao inventar qualquer conceito que venha a cair nas graças dos internautas.


Reprodução

Foto do I Can Haz Cheeseburguer?, em que cenas de gatos são associadas a legendas nonsense; fotos viram vírus da cultura pop

"A fama na internet tem a ver com pessoas reais que estão fazendo coisas empolgantes por si mesmas, sem ajuda comercial. A internet possibilita que as pessoas sejam famosas por outras 15 pessoas", afirma Tim Hwang, um dos idealizadores do ROLFCon, em entrevista à Folha.

"Não é que a gente sempre quis ver Britney Spears por todos esses anos, é que a mídia não nos havia dado outras chances. E a internet nos dá."

Jay Maynard, o fantasiado "Tron Guy" (www.tronguy.net), é um desses exemplos. Outro é Randall Munroe, que faz o Xkcd.com, "webcomic sobre romance, sarcasmo, matemática e língua".

O Stuff White People Like, blog feito por Christian Lander, também atrai a curiosidade de quem gosta de ler críticas sarcásticas e divertidas sobre os hábitos de "gente branca".

Outro exemplo, um pouco diferente, é o "rickroll", que consiste em direcionar notícias quentes, como o lançamento de um novo game, para o mesmo link: o clipe de "Never Gonna Give You Up", feito em 1987 e cantado por Rick Astley.

Em vez de repercussão na mídia, capas de revista e assédio de papparazzi, as microcelebridades se tornam famosas por meios não-convencionais, afirma Hwang.

"Eles não têm suporte da grande mídia, tampouco uma infra-estrutura de relações públicas. Isso tende a ser bem diferente das celebridades tradicionais, que estão em um ambiente altamente controlado."

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