quarta-feira, 25 de junho de 2008

BRASIL / Obituário

Ruth Cardoso, ex-primeira-dama

A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, de 77 anos, morreu ontem à noite no apartamento da família, em São Paulo. Foi vítima de um enfarto quando cozinhava. Mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ela foi internada na última quinta-feira no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, com crise de angina — dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. No mesmo dia, foi submetida, no hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a cateterismo, método pelo qual é possível detectar se há entupimento nas artérias e veias coronárias. Os médicos descartaram a necessidade de cirurgia e deram alta à ex-primeira-dama na segunda-feira. O resultado dos exames deixaram a família tranqüila. Ruth, inclusive, planejava viajar com os netos para Paris no próximo dia 8. “Recebi com surpresa e pesar a notícia do falecimento de dona Ruth Cardoso.

É difícil acreditar que aquela intelectual determinada que conheci muitas décadas atrás, com convicções firmes, gestos nobres e, ao mesmo tempo, sensibilidade para o drama da desigualdade social, tenha nos deixado”, disse Lula em nota oficial. “Tenho certeza de que será sempre lembrada pelas sementes que plantou em sua brilhante carreira, por iniciativas como o Programa Comunidade Solidária, entre tantas outras. Em meu nome e de Marisa, peço a Deus que lhe dê a eterna felicidade e conforte o coração do amigo Fernando Henrique, seus filhos e netos”, acrescentou o presidente. Titular da Justiça no governo FHC, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, também manifestou pesar pela morte de Ruth Cardoso. “Dona Ruth foi uma mulher extraordinária, que soube honrar a condição de primeira- dama com discrição e autoridade. De inteligência privilegiada, sabia conciliar atitudes incisivas e diretas, com uma ternura peculiar”, afirmou Jobim. A morte levou o PSDB a cancelar sessão solene marcada para hoje, no Congresso Nacional, para celebrar os 20 anos de fundação do partido.

O comando tucano rumou para São Paulo. “Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento de dona Ruth Cardoso, a quem sempre admirei. Dona Ruth é referência não apenas de um partido ou de um governo. É a mulher do Brasil. E nessa dimensão maior, histórica e afetiva, que ela deve ser lembrada, reconhecida e respeitada por todos nós”, declarou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), em nota. “A Ruth era uma pessoa muito especial para sua família, para seus amigos, para nosso país. Um exemplo de dignidade, delicadeza, inteligência e carinho pelas pessoas. É uma dor imensa que sinto nesse momento. Nossa, como vai fazer falta”, afirmou o governador de São Paulo, o tucano José Serra. Ontem pela manhã, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), conversou por telefone com Fernando Henrique Cardoso.

O presidente teria reclamado da agenda pesada da esposa durante a semana. “Ela prestou grandes serviços ao país. Teve um papel social muito grande. Era uma pessoa que tinha grande luz”, disse o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). “Dona Ruth foi a maior ativista de programas de inclusão no Brasil. Ela mobilizou a sociedade e o governo para a emancipação de nossa gente”, declarou o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP).

Correio Braziliense - 25/6/2008

Nenhum comentário: