segunda-feira, 16 de junho de 2008

COMÉRCIO INTERNACIONAL

Bush cobra concessões do Brasil na OMC

BBC Brasil

Bush disse que sua preocupação é de que, enquanto estão sendo alcançados progressos nas negociações sobre subsídios e tarifas agrícolas, países como o Brasil, a Índia e a China não estão fazendo aberturas correspondentes no campo da indústria e serviços.

Bush afirmou ser contra políticas protecionistas e disse estar preocupado em obter um acordo para a Rodada Doha. Segundo ele, qualquer sucesso nas negociações passam por avanços nas áreas de indústria e serviços.

As negociações no âmbito da Rodada Doha estão estagnadas há anos devido ao impasse em torno do nível de abertura em setores de interesse de países desenvolvidos e países emergentes.

Enquanto os emergentes querem maior abertura no setor agrícola de países desenvolvidos, incluindo a redução ou o fim de subsídios para o setor, o bloco dos países desenvolvidos tem pressionado para uma abertura nos setores de indústria e serviços.

A declaração foi feita depois do encontro de Bush com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, no segundo dia de sua visita a Grã-Bretanha.

Os dois líderes ainda discutiram a questão do Iraque e do Afeganistão, Mianmar, Zimbábue e a crise do preço do petróleo e dos alimentos.

A viagem faz parte da última viagem européia de Bush antes de ele deixar a Casa Branca, em janeiro do ano que vem.

Bush veio buscar apoio europeu para novas sanções contra o Irã, para pressionar o país a abandonar o seu suposto programa de enriquecimento de urânio.

Nenhum comentário: