quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

INTERNACIONAL / Crise Americana


Fed faz novo alerta sobre fragilidade da economia dos EUA

Bernanke alertou para a fragilidade do mercado imobiliário e de crédito.
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, afirmou nesta quarta-feira que a economia americana pode ficar ainda mais frágil nos próximos meses.

Na apresentação do relatório semi-anual sobre a economia do país ao Congresso americano, Bernanke afirmou que a situação econômica dos EUA se tornou "especialmente pouco favorável" e poderá ficar pior.

O presidente do Fed afirmou ainda que o banco "continuará agindo na hora certa conforme o necessário para apoiar o crescimento".

Segundo alguns analistas econômicos, a afirmação de Bernanke poderia indicar um novo corte de juros, que poderá ser anunciado na próxima reunião do Fed, em 18 de março.

A taxa básica de juros dos Estados Unidos foi reduzida de 5,25 para 3% depois dos cortes de janeiro.

Crises

Durante o discurso, Bernanke afirmou ainda que os riscos de crescimento econômico continuam presentes e que as crises do mercado imobiliário e de trabalho podem se "deteriorar ainda mais do que as estimativas".

Bernanke alertou ainda para os riscos de alta na inflação do país.

"O essencial é que Bernanke está falando sobre oferecer garantias contra os riscos", afirmou o analista financeiro Firas Askari.

"Este é um Fed que está equilibrado para reagir aos riscos contra o crescimento e acredito que eles estejam fazendo a coisa certa em se concentrar no crescimento mais do que na inflação", disse Askari.
BBC Brasil - 28/2/2008

Nenhum comentário: