sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

INTERNACIONAL / Faixa de Gaza

Fronteira Egito e Faixa de Gaza



Uma delegação do movimento radical islâmico Hamas, que controla a faixa de Gaza desde junho de 2007, disse nesta sexta que as reuniões com autoridades egípcias no Cairo sobre a fronteira entre o território palestino e o Egito avançam satisfatoriamente em direção a um acordo.
"Houve progressos no sentido de um acordo sobre Rafah, mas ainda não o alcançamos e precisamos seguir com as negociações", declarou à agência France Presse Mohamed Nasr, membro do braço político do Hamas.

A delegação, integrada por dirigentes islâmicos baseados na faixa de Gaza e Damasco, deixou o Cairo nesta sexta após dois dias de reuniões com altos funcionários egípcios, entre eles o chefe do serviço secreto do país, o general Omar Suleiman.
O Egito, que tenta retomar o controle de sua fronteira, não divulgou nenhum comentário sobre o resultado da série de encontros. Após o bloqueio de Israel, militantes do Hamas destruíram partes da barreira de metal que isola a faixa de Gaza do país africano. Desde então, centenas de milhares de palestinos cruzaram a fronteira para comprar alimentos, combustíveis e remédios, entre outros.

Cairo teme que os palestinos queiram ficar no Egito e tenta conter o fluxo em direção ao país. Para Israel, o receio é de que os habitantes de Gaza que atravessam a fronteira voltem com mais armamentos a serem usados em atentados e confrontos contra os israelenses.

Com France Presse e Efe - Folha Online

Nenhum comentário: